Módulo 1

Módulo 1 - Políticas Inclusivas e Medidas Educativas para Alunos com NEE


Questão para Discussão:

Da sua experiência pessoal e/ou profissional de contacto com crianças, jovens ou adultos com incapacidade e/ou deficiência que barreiras lhe parecem mais evidentes persistirem?

Considero que a verdadeira inclusão ainda está longe de acontecer.A barreira humana ainda não foi ultrapassada, existindo ainda um longo caminho a percorrer, de forma, a que se mudem mentalidades e posturas face às NEE (neste aspecto incluo membros da comunidade em geral, educação, saúde e governo).

Gostaria ainda de salientar dois aspectos:

A Declaração de Salamanca refere que se deve “… garantir que, no contexto duma mudança sistémica, os programas de formação de professores, tanto a nível inicial como em-serviço, incluam as respostas às necessidades educativas especiais nas escolas inclusivas.” Penso que os passos dados a este nível ainda foram escassos. Enquanto técnica de diagnóstico e terapêutica identifico esta como uma lacuna transversal às áreas de saúde e educação.
Por último é importante referir que os governos se escondem atrás de leis como o D.L. nº 3/2008, 7 janeiro, para defender as suas decisões mas no entanto não entende verdadeiramente os princípios e pressupostos que estiveram na base da sua criação.

Link com Atividade de Grupo
Evolução da Educação Especial

Sem comentários:

Enviar um comentário