Módulo 1 - Políticas Inclusivas e Medidas Educativas para Alunos com NEE
Questão para Discussão:
Da sua experiência pessoal e/ou profissional de contacto com crianças, jovens ou adultos com incapacidade e/ou deficiência que barreiras lhe parecem mais evidentes persistirem?
Considero que a verdadeira inclusão ainda está longe de acontecer.A barreira humana ainda não foi ultrapassada, existindo ainda um longo caminho a percorrer, de forma, a que se mudem mentalidades e posturas face às NEE (neste aspecto incluo membros da comunidade em geral, educação, saúde e governo).
Gostaria ainda de salientar dois aspectos:
A Declaração de Salamanca refere que se deve “… garantir
que, no contexto duma mudança sistémica, os programas de formação de
professores, tanto a nível inicial como em-serviço, incluam as respostas às
necessidades educativas especiais nas escolas inclusivas.” Penso que os passos
dados a este nível ainda foram escassos. Enquanto técnica de diagnóstico e
terapêutica identifico esta como uma lacuna transversal às áreas de saúde e
educação.
Por
último é importante referir que os governos se escondem atrás de leis como o
D.L. nº 3/2008, 7 janeiro, para defender as suas decisões mas no entanto não
entende verdadeiramente os princípios e pressupostos que estiveram na base da
sua criação.
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Evolução da Educação Especial
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